sábado, 10 de janeiro de 2009

Bem-vindo ao Clube da Simpatia

Historial do Clube da Simpatia

O Clube da Simpatia, Associação Cultural Sem Fins Lucrativos, teve origem num programa radiofónico com o mesmo nome. A realizadora, Gisela Alves Sinfrónio e os outros dois participantes desse programa, Antero Odorico Pacheco Nobre e Rosa de Lourdes Alves Sinfrónio do Carmo, constituíram-se em Comissão Organizadora e Instaladora do Clube e convidaram os principais radiouvintes para um almoço-convívio em que a iniciativa lhes foi apresentada. A ideia foi, desde logo, aprovada, considerando-se então, Sócios Fundadores, todos os presentes. Este almoço efectuou-se em 18 de Dezembro de 1994, data que pode considerar-se como a da fundação do Clube.

Os Estatutos foram depois aprovados em Assembleia Geral dos Sócios Fundadores efectuada em 18 de Fevereiro de 1995 e legalizados por escritura lavrada em 1 de Junho seguinte, no Cartório Notarial de Olhão, publicada no Diário da Republica da III Série, n.º 248/95, de 26 de Outubro também de 1995. O Regulamento Interno foi aprovado pela Assembleia Geral em 21 de Julho de 1995.

O Clube está inscrito sob n.º 503427900 no Registo Nacional de Pessoas Colectivas e no Governo Civil de Faro sob n.º 1102.

Para os Corpos Gerentes, eleitos por cinco anos, pela Assembleia Geral de 21 de Julho de 1995, foram designados os seguintes sócios:
Mesa da Assembleia: Dr. Humberto Augusto do Espírito Santo Fernandes (Presidente) (já falecido), Maria da Conceição Pinto Pires (Secretária), Maria José Viegas da Conceição Fraqueza (Secretária).
Conselho Fiscal: Dr. João Sabino Ladeira (Presidente), Manuel de Jesus Martins (Relator), Deodato Domingos Pires (Vogal).
Direcção: Gisela Alves Sinfrónio (Presidente); Antero Odorico Pacheco Nobre (Vice- -Presidente) (já falecido); Rosa de Lourdes Alves Sinfrónio do Carmo (Tesoureira), Herculano Xavier de Oliveira Valente (Secretário); João António Mascarenhas Peres (Vogal).

A cerimónia da tomada de posse dos Corpos Gerentes teve lugar no dia 5 de Outubro de 1995 e foi assim que, nesta data, surgiu em Olhão, o CLUBE DA SIMPATIA.

O Clube da Simpatia, segundo os seus Estatutos, é uma associação sem fins lucrativos, que tem como objectivo estimular sentimentos de simpatia, amizade e solidariedade entre as pessoas, pela participação destas em actividades divulgadoras da cultura em todas as suas expressões, designadamente nas da Música, da Literatura, da História, do Folclore e das Artes Plásticas.

O Clube, que completou doze anos no passado dia 5 de Outubro de 2007, possuía (alguns já faleceram) 396 sócios, oriundos de várias partes do País e do Brasil, mas, na sua maioria, são Olhanenses. Além da Sede, em Olhão, actualmente instalada nas Galerias Avenida, na Avenida da República, possui uma Delegação no Brasil, em São Paulo, cuja representante é a UBT (União Brasileira de Trovadores) onde estão inscritos 84 sócios, que muito admiram esta iniciativa portuguesa.

O Clube da Simpatia tem participado activamente na divulgação da Cultura Algarvia e, principalmente, para o conhecimento, além-mar, da nossa Cidade de Olhão, quase desconhecida no Brasil.

Muito se tem feito para dar mais ânimo a todos os Sócios, muitos, - já menos jovens...

Os convívios na Sede, almoços-convívios, espectáculos, passeios culturais, conferências, palestras, tertúlias e concursos literários são algumas das actividades mais frequentes. Além do intercâmbio literário entre Brasil e Portugal, o Clube organiza todos os anos o Concurso Literário Algarve/Brasil, com centenas de concorrentes portugueses e brasileiros, que culmina com a entrega dos Prémios em Outubro.

Presentemente, os Corpos Gerentes, eleitos em Assembleia Geral no dia 23 de Setembro de 2006, passaram a ter a seguinte constituição:
Mesa da Assembleia: Presidente -. Vladimiro Miguel Guerreiro; Vice-Presidente - Eng.ª Juliana Maria Ladeira Feitor; 1.º Secretário – Carlos Alberto Carmelo Maleiro; 2ª Secretária – Teresa Gomes Machado Leonardo.
Conselho Fiscal: Presidente - Dr. João Sabino Ladeira; Relator - Domingos Xavier Leonardo; Secretário -.Francisco Diogo Marques.
Direcção: Presidente - Gisela Alves Sinfrónio; Vice-Presidente - Maria José Viegas da Conceição Fraqueza; Secretária - Rosa de Lourdes Alves Sinfrónio do Carmo; Tesoureira - Maria Júlia Vieira Amado; Vogal - Maria Margarita Rico Fonseca Trigueiros.

O principal objectivo do Clube é estimular a simpatia e a amizade num ambiente cultural e recreativo. Os projectos da actual Direcção têm sido muitos e os sócios estão imensamente receptivos a todas as iniciativas.

O Clube da Simpatia está cheio de esperança num mundo melhor, com mais Solidariedade, mais Amizade e mais Simpatia entre todos os cidadãos.

Esta é a história de um Clube sem jóia nem cotas, que nasceu a partir de um programa de rádio, que vive da simpatia dos seus sócios e de alguns benefícios que as Autarquias lhe conferem, nomeadamente a Câmara Municipal de Olhão, a Junta de Freguesia de Olhão.

Sem comentários:

Enviar um comentário