quinta-feira, 22 de abril de 2010

CONCURSO LITERÁRIO "ALGARVE-BRASIL" 2010

Maria José Fraqueza


O Clube da Simpatia, este ano, presta homenagem à Prof. Maria José Fraqueza, sócia fundadora n.º 25 e Vice-Presidente da Direcção do Clube da Simpatia. Escritora de projecção Nacional e Internacional, Mulher Extraordinária, repleta de inúmeros talentos, sobressaindo-se, principalmente, na Poesia, muito tem contribuído para o enriquecimento do património Cultural do Algarve. Será o seu soneto, “Língua Maternal” que, este ano, servirá de tema para todas as modalidades do Concurso Literário, Algarve-Brasil que, todos os anos, vai alcançando maior êxito.


Pequena Biografia da Escritora


Maria José Fraqueza é natural da Fuseta, linda vila Portuguesa que fica na província do Algarve. Professora do Ensino Secundário durante 37 anos, possui, no entanto, diversas habilitações profissionais e literárias. As suas Actividades Sociais e Culturais são inúmeras, desde a Poesia, Prosa, Jornalismo, Teatro, Rádio, Jogos Florais, Pintura, Caligrafia Artística e Organizadora, Ensaiadora e Coreógrafa de Marchas Populares.


Maria José possui na Fuseta, sua terra Natal, uma Casa Museu, onde expõe as suas relíquias Culturais e Sociais. Tem várias obras publicadas de poesias, entre os quais, destacamos os seguintes livros:


Histórias da Minha Terra e Alcunhas e Apelidos 1989; Murmúrios do Mar - 1990, Vendavais da Alma - 1994; Há Natal Dentro de Mim - 1995; Maresias Infinitas - 1996; Cânticos das Ondas - 1998; Maré de Trovas - 2000; Cantando o Mar e Sob as Margens do Gilão - 2006; Vogando no Espaço - 2008; Caminhos em Flor do Meu Senhor - 2010.


De prosa possui 26 livros, dos quais 21 são de Teatro, levados à cena em diversas zonas do país, nestas obras estão incluídos vários Autos.


Esta admirável Escritora possui centenas de Prémios Nacionais e Internacionais.

REGULAMENTO

Ao Concurso Literário, Algarve/Brasil, podem concorrer com obras inéditas e obrigatoriamente escritas em língua portuguesa, todos os cidadãos, maiores de 16 anos, sócios ou não do Clube da Simpatia e que respeitem os temas propostos.


Tema para o Conto: “A LÍNGUA É UM ELO DE UNIÃO”

Tema para a Quadra: “UNIÃO"

 Tema para o Soneto e Poesia Lírica:

Um verso do soneto,“LÍNGUA MATERNAL“ da Poetisa, Maria José Fraqueza, que a seguir se transcreve:





MODALIDADES:

POESIA


1 – QUADRA: em redondilha maior, de rima ABAB.


2 - SONETO: de características clássicas, em versos de 10 sílabas.


3 – LÍRICA: sem sujeição a qualquer sistema poético, não podendo, no entanto, ser soneto, nem exceder 20 versos.


PROSA


CONTO - Pequena narrativa real ou fictícia subordinada ao tema proposto.


O conto não pode exceder três páginas A/4 escritas de um só lado.



a) - Cada concorrente pode apresentar a Concurso um máximo de dois trabalhos de cada modalidade com pseudónimos diferentes para cada um. As composições devem trazer no cimo da página a indicação da modalidade e, no final do trabalho, o pseudónimo.


b) – Para todas as produções é obrigatório o envio de três exemplares dactilografados ou digitados em papel A/4, escritas de um só lado. As margens devem ter pelo menos dois centímetros. O espaço entre linhas será de um e meio e os caracteres de tamanho 12, com letra “Times New Roman” ou idêntica. As quadras também serão apresentadas, uma em cada folha A/4


c) - Anexo a cada trabalho será enviado um envelope fechado contendo, no exterior, a indicação da modalidade e do pseudónimo e, no interior, a identificação completa do autor: nome, morada, número de telefone e e-mail, se possuir.

d) - Os originais serão enviados sem indicação de remetente, (excepto para o Brasil que será o mesmo do endereço) até ao dia 16 de Agosto de 2010 (carimbo dos correios) para:

CLUBE DA SIMPATIA
XIII CONCURSO LITERÁRIO
ALGARVE-BRASIL /2010
APARTADO 236
8700-911 OLHÃO- PORTUGAL

e) - O Júri, constituído por individualidades de idoneidade e competência reconhecidas, deliberará por maioria e das suas decisões não haverá recurso, salvo se vier a provar-se que houve plágio ou que os trabalhos não são inéditos.

f) - Não se devolvem os trabalhos não distinguidos.

g) - Para cada modalidade serão atribuídos 1º, 2º, e 3º Prémios e as Menções Honrosas que o júri entender merecidas.

h) - Os premiados serão avisados com a devida antecedência.

i) - A entrega dos prémios está marcada para o dia 5 de Outubro de 2010, data do 15.º Aniversário do Clube da Simpatia.

Sem comentários:

Enviar um comentário